Teve lugar no dia 28 de novembro de 2012 na Faculdade de Filosofia da UCP – Braga, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, a Apresentação e Defesa do Relatório de Estágio da mestranda Cláudia Sofia Rodrigues Gomes, intitulado “Recursos Educativos Multimédia no Ensino das Artes Visuais”. O Júri foi constituído pelos Profs. Maria Helena Palhinha, UCP (Arguente), João Amadeu C. da Silva, UPC (Orientador), Carlos Morais, UCP (Presidente).

Resumo: As atuais dinâmicas do conhecimento e da aprendizagem encontram-se em discrepância com as formas tradicionais da prática letiva e abordagem curricular. E necessário adequar o papel do professor à sociedade do conhecimento, nomeadamente, será imprescindível que aquele passe a criar uma situação educacional onde a construção do conhecimento é realizada pelo próprio aluno através de uma pedagogia ativa, inovadora, apoiada pela descoberta, no diálogo, na autonomia intelectual e na realização de aprendizagens significativas em ambientes culturalmente ricos, criativos e estimulantes.

Pretende-se aqui demonstrar a mais-valia do ponto de vista pedagógico da utilização de recursos educativos multimédia no ensino das artes visuais. A estratégia adotada fiindar-se-á na conceção de uma plataforma de comunicação (web site) capaz de potencializar a autonomia dos alunos e, consequentemente, dotá-los de um conjunto de competências necessárias para aprenderem ao longo da vida. O que se pretende não é um abandono das metodologias e suportes tradicionais usados nas aulas de Artes Visuais e que ao longo da história da pedagogia provaram contribuir para a formação integral do aluno, mas integrar na prática docente a literacia digital.

Palavras-chave: Educação, ensino-aprendizagem, ferramentas digitais, aprendizagens significativas.

> Outras atividades do Mestrado em Ensino de Artes Visuais