CURSO DE “ARTES VISUAIS E CRIATIVIDADE PEDAGÓGICA”

NA FACULDADE DE FILOSOFIA DA CATÓLICA EM BRAGA

Apresentação

O poder formativo da arte tem vindo a ser aprofundado desde que Platão concebeu a existência humana como consequência da educação, e a educação como um processo de maturação física, intelectual e espiritual no qual a poesia, a música, a pintura, a escultura, e todas as outras artes desempenham um papel insubstituível.

A arte constitui-se esteticamente como um valor por si mesmo, capaz de transformar o nosso olhar, a nossa percepção da realidade e da vida. Mas, ao mesmo tempo, ela é indutora de novas formas, novos dispositivos, novas estratégias que nos permitem alcançar criativamente outros valores, outros âmbitos, novas finalidades. Docentes, psicólogos, pedagogos, educadores e, de um modo geral, todos os que desenvolvem actividades de comunicação e de intermediação cultural e social reconhecem que, com a arte, a mensagem “passa melhor”.

Dentre o universo da arte, as artes visuais adquiriram desde cedo um estatuto estético e cognitivo cimeiro, precisamente porque se descobriu que os sentidos e os dispositivos que elas activam permitem-nos chegar mais longe, alcançar uma realidade mais ampla, conhecer melhor e mais profundamente a realidade envolvente. Não é por acaso que ao longo da nossa tradição cultural sempre se valorizou a dimensão visual.

Entretanto, as artes mudaram muito, bem como o homem e a sua imagem, a cultura, os valores e os métodos de ensino. As artes visuais conquistaram novos suportes, adquiriram novas linguagens, transformaram-se internamente num processo de fusão donde têm surgido novas e extraordinárias formas de expressão.

Neste Curso aprofundar-se-ão estas mutações que continuamente nos lançam desafios e interrogações que é urgente reequacionar, quer a nível dos conceitos estéticos, culturais, filosóficos, como a nível das práticas artísticas, pedagógicas, educacionais e de natureza didáctica.

O Curso de Aprofundamento em Artes Visuais e Criatividade Pedagógica, através dos cinco seminários que o constituem, propõe-se fornecer um conspecto das principais metamorfoses que hoje afectam a presença da arte no sistema educativo, quer na posição em que a arte é objecto directo do ensino, quer na posição em que o ensino e a educação são intencionalmente visados pela arte. Pretende-se aprofundar as diversas pontas deste nó que ata o ensino artístico, a educação pela arte e a formação estética, sob o pano de fundo da seguinte inquietação: em que condições promoverão, hoje, as artes (visuais) a criatividade na escola e na vida?

“Vós (artistas) tendes, graças ao vosso talento, a possibilidade de falar ao coração da humanidade, de tocar a sensibilidade individual e colectiva, de suscitar sonhos e esperanças, de ampliar os horizontes do conhecimento e do empenho humano.” (Bento XVI, “Encontro com os artistas”, Capela Sistina, 21 de Novembro de 2009)

Benefícios

Os seminários deste Curso habilitarão os participantes a:

  • Conhecer as potencialidades formativas da arte e as suas incidências na transformação da percepção da realidade.
  • Reconhecer os processos de desenvolvimento da criatividade centrada nos estímulos estético-artísticos.
  • Contactar com novas ferramentas que potenciem as aplicações pedagógicas e didácticas das artes visuais de modo a fazê-las corresponder aos benefícios pretendidos pelos diversos actores.
  • Reflectir criticamente as articulações da arte e da pedagogia provindas dos novos contextos culturais contemporâneos.

Destinatários

O Curso destina-se a:

  • Estudantes e profissionais graduados nos domínios das artes, ciências da educação, ciências humanas e sociais.
  • Poderá também ser frequentado pelos interessados que possuam ampla formação estética, artística e pedagógica ou que desenvolvam actividades profissionais nestas áreas.

Nível recomendado: Licenciatura

Programa

  • O Curso está estruturado em cinco seminários que abordarão autonomamente a temática central. No seu conjunto dotarão o participante de uma visão holística dos assuntos. Por isso, os seminários poderão ser também frequentados singularmente.
  • Os seminários serão conduzidos através de uma metodologia que combina a forma expositiva com a forma interactiva e terão a apresentação de múltiplos casos/exemplos.

Duração

  • O Curso tem a duração de 25 h/a, ocupando cada Seminário 5 h/a.
  • Os seminários realizar-se-ão às sextas-feiras, das 18H00 às 23H00 (5h/a – cada).
  • Tempo de trabalho por cada seminário: 50’h/a x 5; Tempo de intervalo: 50’.

Seminários e Datas

Local

Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa – Sala 1.1.

Preço da inscrição

Curso completo (cinco seminários): 80 euros

Cada seminário: 25 euros

(Certificado de Participação incluído)

Inscrições

Faculdade de Filosofia, Praça da Faculdade, 1; 4710-297 Braga
Tel. Geral: (+351) 253 206 100
Tel. Secretaria: (+351) 253 208 076